MATÉRIAS
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Qual é a melhor opção para meu negócio?
Situações que geram dúvidas é rotina na vida de qualquer empresário, assim como grandes e importantes tomadas de decisões. E uma das perguntas mais importantes para o sucesso de uma empresa é: “QUEM É O MEU CLIENTE? A resposta a essa pergunta precisa estar clara, pois é ela que guiará as estratégias do seu negócio.
Antes de tudo vamos compreender que todo cliente esta inserido no Mercado, porém de forma mais generalizada. Dentro do Mercado encontram-se os diferentes tipos de segmentos e ainda numa o nicho de mercado, que seria um recorte ainda mais específico do perfil desses consumidores.
A segmentação de mercado consiste em estudos e pesquisas para identificar um determinado grupo de consumidores com necessidades semelhantes, para então definir seu público-alvo. Mas então qual ou quais segmentações minha empresa precisa considerar?
Há quatro bases de segmentação a considerar: a geográfica, que leva em conta critérios relacionado ao clima e região onde os possíveis consumidores estejam. A demográfica, que diz respeito às informações como estado civil, renda, idade e sexo, por exemplo. Há também a segmentação comportamental, nesta é avaliada os gostos pessoais, o que motiva os interesses e suas preferências. E por fim a segmentação psicográfica, já aqui se distingue pela personalidade, valores culturais e o estilo de vida.
É fundamental compreender as necessidades e características específicas de cada grupo, para criar estratégias que sejam direcionadas e atinjam os resultados esperados. A clareza de quem é seu cliente e quais são suas necessidades esta ligada diretamente ao percentual de sucesso da abordagem comercial definida.
Dessa maneira, por mais que o comportamento humano seja subjetivo e abstrato, é possível sim mensurá-lo! E caracterizando e delimitando esses elementos, as estratégias de seu negócio serão elaboradas de forma mais adequada e assertiva a cada grupo, gerando resultados mais tangíveis para sua empresa.
Karina Moraes
Founder Partner
Metodologia Administrativa