MATÉRIAS
GESTÃO EFETIVA
Otimizar a eficiência da performance dos negócios!
A gestão de clientes é uma parte crucial do desenvolvimento de qualquer negócio. Ela envolve estratégias e processos direcionados a atrair, converter e até consolidar novos clientes. Expandir uma empresa é uma situação, por vezes, desafiadora para qualquer administrador. E o departamento comercial é considerado, por muitas empresas, o coração das organizações.
Tão importante quanto conquistar um bom cliente, é saber mantê-lo, de forma saudável e com qualidade financeira.
Identificar suas necessidades e garantir que seus produtos e serviços estejam alinhados às suas expectativas.
E para atender essas necessidades de forma mais assertiva, é fundamental desenvolver um planejamento estruturado com a criação e execução de um plano de ação que sejam efetivos.
Para isso se faz necessário compreender as atenuantes do comportamento do cliente e onde a empresa está inserida e deseja chegar. Desta forma, elaborar estratégias objetivas, através do mapeamento das características deste comportamento e assim implantar métricas que monitorem o desempenho e a performance e corroborem para alcançar os indicadores de forma mais inteligente e dinâmica, e por conseguinte, ter clientes mais satisfeitos com os produtos e serviços ofertados, gerando melhores oportunidades de crescimento ao negócio.
Segundo Paul Lawrence, professor de Comportamento Organizacional na Harvard Business School, importante enfatizar a pertinência de desenvolver um plano de contingência e impactos com a periodicidade conforme flutuação de Mercado, onde seja factível elucidar mais de um cenário, criar ferramentas e ações preventivas que garantam a resposta rápida para situações de possíveis vulnerabilidade empresarial. Com a velocidade e o dinamismo das mudanças que se tem no meio corporativo atualmente, é imprescindível também investir em pesquisa e inovação, estratégia essencial para garantir um crescimento constante e orgânico.
Em síntese, avaliar os resultados das estratégias escolhidas e ajustar conforme cenário organizacional, ter flexibilidade e a adaptabilidade são cruciais neste tema, pois as preferências e o Mercado podem oscilar ao longo do tempo. Monitore continuamente, inove e ajuste as estratégias para garantir a satisfação e a fidelização dos clientes.
Karina Moraes
Founder Partner
Metodologia Administrativa