MATÉRIAS

AUMENTO DE MEI NA PANDEMIA

País registra recorde de novos empreendedores!

Vivemos um momento único da história mundial, mesmo com outras crises sanitárias antecessoras, essa sem dúvida, foi de grande impacto para todos os países de forma significativa, ora em decorrência das facilidades logísticas culminando com a rapidez da disseminação e ora pela perduração que ainda presenciamos atualmente.

Grandes organizações tiveram declínios financeiros alarmantes, e muitas outras organizações, infelizmente, não conseguiram se manter durante a crise, que de sanitária se transformou em uma crise econômica de escala mundial.

No Brasil foi registrada a maior taxa de desemprego das últimas décadas, na contramão o maior número de abertura de MEI’s (Microempreendedores Individuais) já registrado no país. Segundo ao Portal do Empreendedorismo, somente no último ano houve um crescimento de quase 3Mi de novos empreendedores.

A desburocratização do setor também teve impactos benéficos à formalização desses negócios, que muito além de abrir uma microempresa, é ter uma boa ideia e ter a dedicação para fazê-la funcionar.

É válido mencionar também que os profissionais que optam por sair da informalidade, passam a ter direitos importantes, que vão muito além de apenas emissão de notas fiscais.

Os microempreendedores transmitem mais credibilidade aos seus clientes, contribuem para economia do país, uma vez que se enquadram no Simples Nacional, e passam a ter benefícios como a Previdência Social (INSS), aposentadoria por idade, salário-maternidade e até auxílio-doença.

Nesse cenário de constantes transformações, mais uma vez a adaptação humana mostra-se necessária, tanto para a evolução em si quanto para a evolução da própria sociedade em que vivemos. Compreender tempos de adversidade, por vezes, é um grande desafio a ser encarado, porém em momentos assim, pode ser também uma grande oportunidade para exercemos nossa força e determinação frente à um novo projeto.


Karina Moraes
Founder Partner
Metodologia Administrativa